Atividade referente ao curso do Proinfo - Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
No texto de Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da quantidade de ferramentas educacionais (mídias) disponíveis para os professores trabalharem, falta formação suficiente ou adequada aos profissionais para usarem tais ferramentas.
No estado do Amapá não é diferente, alunos têm ao seu dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, acesso a internet em casa ou mesmo na escola, mas professores não se dão conta de que podem usá-los no aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias.
Ao fazer o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, tive oportunidade de realizar atividades utilizando as mídias digitais em sala de aula como fonte de pesquisa e percebi que os alunos ficaram mais estimulados com aulas diferentes, mas é uma pena que na escola não tenhamos ainda um laboratório para ajudá-los em seu processo de ensino e aprendizagem.
Mas os professores ainda não perceberam que têm próximo de si os telefones celulares muito utilizados pelos alunos, mas não como ferramenta educacional, a maioria desses celulares têm acesso a internet que ajudariam muito em suas aulas. Para Jesus Martin Barbero, professores e alunos podem beneficiar-se do uso das mídias, para isso será necessário que as vejam como instrumentos de informações capazes de contribuir com a educação dos alunos através de pesquisas dos conteúdos escolares.
Nesse texto, observamos a preocupação do autor com a necessidade de uma formação teórico - pratica dos professores, a partir de, entre outros elementos as expectativas e usos que eles mesmos já possuem das mídias. A analise dos dados foi embasadas em uma compreensão das mídias como artefatos culturais contemporâneos operados coletiva ou individualmente, que tanto influem quanto recebem influencia das pessoas com as quais se comunicam ou colocam em comunicação. Por isso enxergamos alunos e professores, gestores, pais e outras pessoas como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas ou mediadas.
Nesse sentido, é importante que os professores repensem sua prática pedagógica, deixando de lado o tradicional e tenham coragem de promover aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais.
Bibliografia:
Texto: Mídia e educação, no contexto escolar. Disponível no livro do aluno do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Vídeo: Jesus Martin Barbero sobre Importância das novas tecnologias na educação.